CONHEÇA O NOSSO PRESIDENTE

Adão José Luz Filho, é natural do município de Poções – Bahia. Cursou Serviço Social na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especializou-se em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesas de Direitos, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Gerenciou o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Poções – CMAEEP.

Adão Luz, iniciou a militância na área da infância e adolescência ainda jovem, por volta dos 13 anos de idade, quando participava ativamente das atividades nas Pastorais Sociais e Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia do Divino Espírito Santo em Poções. Em novembro de 2007, foi eleito Conselheiro Tutelar no Município de Poções, com 839 votos ficando em segundo lugar. No processo de escolha seguinte para o segundo mandato (em novembro de 2010) foi reeleito em primeiro lugar, com 1.033 votos. Em virtude do Processo de Escolha em data unificada em todo o Território Nacional, ocorreu a prorrogação do mandato até a posse daqueles escolhidos no primeiro processo unificado (10 de janeiro de 2016).

Durante o exercício do múnus de Conselheiro Tutelar, integrou o Fórum Permanente de Conselhos Tutelares da Bahia, coordenando o Território Sudoeste Baiano, no período compreendido entre 2009/2011. Já na ACTEBA teve início a sua trajetória no XIII Encontro Estadual do Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares da Bahia, realizado em Porto Seguro, em maio de 2009, e posteriormente integrando ao rol de associados da ACTEBA. Representou os Conselheiros Tutelares do Estado Bahia, em várias oportunidades como: delegado na VIII e IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (2012 e 2015), também esteve na delegação da Bahia no VI Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado na cidade de Luziânia – GO (2013), assim como, em diversos outros eventos, em Brasília, Salvador e interior do Estado.

Em 2012, na cidade de Salvador foi eleito Vice-presidente da ACTEBA, ao lado da então presidente Antônia Luzia Silva Santos, militante e parceira, a qual sempre atuou de forma resolutiva, ágil e eficiente, capaz de antecipar problemas e construir soluções. Nesse período houve a reorganização da parte documental da instituição, e a dinamização das ações.

Em 2014, Adão Luz foi eleito na capital Baiana, presidente da ACTEBA, tomando posse ao cargo no V Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros da Bahia (novembro de 2014), realizado no Auditório da UPB – União dos Municípios da Bahia, juntamente com todos os diretores e Conselho Fiscal para o mandato 2014/2016, sendo reconduzido ao cargo durante a 9° Edição do Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares da Bahia, realizado nos dias 17 e 18 de novembro 2016, na Área de Eventos da Associação Atlética Banco do Brasil de Vitória da Conquista, tomando posse em 10/01/2017, juntamente com todos os diretores, conselho fiscal e coordenadores territoriais para o mandato 2017-2019.