Itabuna sedia 2ª Edição do Seminário de Conselheiros Tutelares e dos Direitos do Litoral Sul

Seminário Território Litoral SulNo dia 13 e 14/06, a ACTEBA – Associação dos Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares da Bahia, em Parceria com a Direção do Colégio Luis Eduardo Magalhães e Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna, promoveu a 2ª Edição do Seminário de Conselhos Tutelares e dos Direitos do Litoral Sul da Bahia, com o tema: “Fortalecendo a Rede para garantia de Direitos”.

Seminário Território Litoral SulO evento realizado no Auditório do Colégio Modelo, em Itabuna – BA,estava inserido no planejamento estratégico de 2016, que tem como objetivo a realização dos Seminários nos Território de Identidade da Bahia, através do 3º Circuito de Conhecimento, visando ampliar as possibilidades de conhecimento, integração, articulação entre os atores que atuam na proteção/defesa, promoção e controle na área dos Direitos da Criança e do Adolescente, abordando temas de grande relevância para o exercício de Conselheiros Tutelares. A apresentação do primeiro painel, foi conduzido pelo Sr. Wilson Jesus de Souza – Chefe da Coordenação da FUNAI em Pau Brasil, o qual explanou sobre “O ECA e os Povos Indígenas” com muita maestria, explicando sobre a atuação dos Conselhos Tutelares em relação aos povos indígenas no Território Litoral Sul, colocando-se inclusive a disposição dos Conselheiros Tutelares e da ACTEBA, para diálogos e esclarecimentos. Na sequência, o Presidente da ACTEBA, Adão Luz, abordou o tema: “ACTEBA: avanços e desafios; Fluxo e procedimentos das demandas do órgão”, concluindo as atividades do primeiro dia.

Dra. Sofia Vilela - MPTNo dia 14, iniciando as atividades, a Dra. Sofia Vilela, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, abrilhantou o seminário e ministrou com excelência a palestra “Trabalho Infantil: os malefícios e as estratégias para sua erradicação”.

O penúltimo painel, o Sr. Sales Barbosa, Conselheiro Tutelar de Itacaré e Coordenador do Território Litoral Sul – ACTEBA, conquistou os participantes com seu carisma, ao ministrar a palestra “O Conselho Tutelar e sua atuação legal em um caso concreto; recebimento da denuncia, apuração, Decisão Colegiada (adoção das medidas), e os encaminhamentos Legais aos demais órgãos/entidades do SGD”, chamando sempre a atenção para que se evitem os vícios que muito tem descaracterizado o órgão.

Fábio FernandesFinalizando as palestras, o Sr. Fabio Fernandes, Assistente Técnico Administrativo do Ministério Publico da Bahia, ministrou brilhantemente a palestra com o tema “As violações de direitos: maus tratos, trabalho infantil,  violência sexual, situação de rua e a prática de ato infracional por crianças e adolescentes, e a responsabilidade dos atores do Sistema de Garantia de Direitos no município”, possibilitando a todos os presentes momento de aprimoramento e atualização.

O evento foi finalizado com a Eleição da Coordenação do Território Litoral Sul, para o biênio 2016 – 2018, a qual por aclamação, ficou assim constituída: Coordenador: Sales Barbosa, Conselheiro Tutelar de Itacaré- BA;  1º Vice Coordenador: Tânia  Ribeiro, Conselheira Tutelar de Una- BA e 2º Vice Coordenador: Adalberto Aguiar, Conselheiro Tutelar de Itaju do Colonia-BA.

Seminário Território Litoral SulO Seminário foi voltado para conselheiros tutelares (titulares e suplentes), ex-conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, secretários e demais atores do SGD, contou com representações de 24 cidades da Bahia sendo: Almadina, Arataca, Buerarema, Barro Preto, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colonia, Itapitanga, Itajuípe, Jussari, Maraú, Ubaitaba, Una, Poções, Igrapiúna, Teolândia, Vera Cruz, Gandu, Ubatã, Itagibá, Guaratinga, Conceição do Jacuipe.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *